Dicas, Sistema de informação

PoP-PI é o ponto de presença da RNP no Piauí

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP opera um serviço de backbone para atender às comunidades de ensino e pesquisa, oferecendo acesso à Internet através dos seus pontos de presença (PoPs) em cada um dos 27 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O PoP-PI é o ponto de presença da RNP no Piauí, e está localizada na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI (Centro Administrativo, Bloco “G”, Térreo). Na época do seu surgimento, em 1996, PoP-PI operava à velocidade de 64 Kbps e estava interligado ao backbone da RNP pelo ponto de presença no Ceará (PoP-CE). Em sete anos de funcionamento, a velocidade aumentou para 6 Mbps, o link ganhou tecnologia ATM, e o PoP-PI passou a ser conectado ao ponto de presença de Minas Gerais (PoP-MG).

Depois de muitas atualizações, atualmente o PoP-PI está conectado ao backbone da RNP, através do PoP-RJ, com um link de 34 Mbps e um consumo médio de 30% da banda.

O objetivo do PoP-PI é oferecer uma infra-estrutura para compartilhamento de um canal de conexão ao backbone da RNP , proporcionando acesso à Internet e às redes acadêmicas internacionais às instituições de ensino e pesquisa, órgãos do governo com também entidades privadas do estado do Piauí.

A estrutura organizacional do PoP se dispõe da existência de bolsistas que desenvolvem projetos de pesquisa na área de redes avançadas. Nesse momento duas linhas estão em andamento: Segurança de redes sem fio e Solução para videoconferência. Existem também os técnicos de operação e manutenção do PoP, que garantem a operacionalidade adequada de toda estrutura física (hardware) e lógica (software) da rede. Para a coordenação do PoP temos um coordenador técnico, responsável pela toda a parte técnica de operação do PoP, e uma coordenadora administrativa, que fica com a parte burocrática e administrativa do PoP.

O Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET-PI), Sociedade Piauiense de Combate ao Câncer – Hospital São Marcos, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) são algumas instituições que usufruem do PoP-PI.

Portanto o PoP-PI / RNP em parceria com FAPEPI, trabalham a fim de oferecer uma integração das instituições de ensino e pesquisa do Piauí com a comunidade acadêmica do país e do exterior , proporcionado conhecimento e tecnologia a todo o estado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s