Sem categoria

3G com modems USB Huawei 220/226 e E156, e Aiko 82D no Linux

Em algumas distribuições, é necessário descarregar o módulo "option" antes de carregar o usbserial para que o modem seja detectado, por isso incluí o comando dentro do arquivo, para que ele seja executado automaticamente.

Outro modelo muito comum é o Aiko 82D (ZTE MF622), que é usando pela Vivo, Claro e TIM:

1e2985d0

Para ele, o procedimento é similar, mudando apenas alguns dos parâmetros usados. Crie o arquivo "/etc/udev/rules.d/99_aiko82e.rules", com o seguinte conteúdo:

SUBSYSTEM=="block", ACTION=="add",
SYSFS{idVendor}=="19d2", SYSFS{idProduct}=="2000",
OPTIONS="ignore_device"

SUBSYSTEM=="usb",
SYSFS{idVendor}=="19d2", SYSFS{idProduct}=="0001",
RUN+="/sbin/modprobe usbserial vendor=0x19d2 product=0x0001"

Salve o arquivo, rode o comando "udevcontrol reload_rules" (como root) para ativar a nova regra e desconecte/reconecte o modem para que ele seja detectado.

Um modelo mais recente é o Huawei E156, um dos preferidos atualmente, por ser bem menor que os modelos anteriores, quase do tamanho de um pendrive:

37f821f1

No caso dele, não é necessário adicionar regras adicionais no UDEV, pois nele o chip de memória flash é opcional, instalada através de um cartão micro-SD (o que permite que ele seja usado também como leitor de cartões. No caso dele, você precisa apenas remover o cartão, em caso de problemas:

m5a43afc9

Graças a isso, ele é detectado diretamente pelo sistema mesmo em distribuições antigas, ativado através da porta "/dev/ttyUSB0".

Entretanto, ele possui um conjunto de peculiaridades nos comandos AT suportados, que fazem com que ele só funciona caso você tenha adicionado as opções "asyncmap 0xa0000", "mru 1500" e "refuse-chap" no final do arquivo "/etc/ppp/options", como mostrei anteriormente.

Sem elas, o modem desconecta logo depois de estabelecer a conexão, dando origem aos relatos de problemas que você pode encontrar pela web.

Se você está usando um smartphone e não está conseguindo estabelecer a conexão, experimente desligá-lo, ligá-lo e conectá-lo novamente. Se está usando um aparelho da Nokia, certifique-se de que ele está configurado para se conectar ao PC em modo PC suíte (a configuração vai no Conectividade > USB). Em alguns aparelhos novos, como o E71 está disponível também o modo "Conect. PC à Internet", mas ele não funciona no Linux, diferente do PC Suite.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s