Dicas, Tecnologias na educação

Trabalhos acadêmicos: como usá-los em seu Marketing Pessoal online

O estudante, especialmente o universitário, deveria estabelecer um plano de inserção no mercado de trabalho desde o processo de seleção para o curso escolhido. Ou melhor, a escolha do curso já deveria estar nestes planos.

É conveniente que o estudante decida se pretende procurar um emprego, trabalhar como terceirizado ou ter sua própria empresa. Planejar como pretende portar-se diante de sua vida financeira também é prudente.

Ao estabelecer metas prematuramente, o estudante terá mais tempo para conceber e implantar planos para sua carreira. Imagine alguém que tome como objetivo trabalhar em determinada empresa. Essa pessoa terá alguns anos para conhecer o perfil dos profissionais desejados, adequar-se a este perfil e aprimorar sua rede de relacionamentos (networking) e marketing pessoal para atingir seu objetivo.

Material de estudo

Material de estudo

Uma das formas de promoção e marketing pessoal pode ser pelo uso e divulgação de seus trabalhos acadêmicos. Criar um blog para acompanhar seus progressos durante a faculdade pode ser uma boa prática. Aproveite-o para divulgar seus trabalhos, especialmente o Trabalho de Conclusão de Curso. Divulgue-os intensivamente.

É muito mais do que óbvio que para que estes trabalhos tenham algum valor, duas providências devem ser tomadas. A primeira é que estes trabalhos precisam ter boa qualidade e serem originais. Se você usar um destes websites que oferecem trabalhos acadêmicos prontos, esta divulgação será prejudicial a sua imagem. E o que você deseja é exatamente o contrário. A outra questão envolve questões de direito autoral. Exponha o tipo de licenciamento sob o qual você está liberando este trabalho. Eu recomendo alguma licença Creative Commons.

Eu prevejo que em alguns anos os empregadores passem a desconfiar dos universitários que não divulguem seus trabalhos, especialmente os da área de informática. Isto daria impressão de que o aluno não tem motivos para orgulhar-se de sua produção acadêmica.

Uma estratégia interessante é focar os trabalhos em torno de um tema no qual o aluno queira tornar-se especialista. Imagine o caso de um aluno de Ciência da Computação que tenha decidido trabalhar com Computação Gráfica e Realidade Aumentada. Se ele utilizar os trabalhos acadêmicos para encontrar sempre um viés que permita abordar os diversos temas propostos sob um ângulo da Computação Gráfica, ele estabelecerá um perfil que poderá ser útil para demonstrar aos futuros empregadores o real interesse na área. Mas e se os professores solicitarem trabalhos onde seja difícil conciliar com o tema desejado? Recomendo uma boa conversa com eles, demonstrando a intenção de criação de um portfólio dentro de uma área de interesse. Creio que a imensa maioria deles irá saber flexibilizar o tema diante da demonstração de maturidade do aluno.

O aluno pode aproveitar para divulgar também anotações de aula, resenhas de livros, fichamentos, endereços de websites e perfis de especialistas na área de interesse. Se for criativo na forma de apresentar este conteúdo, este material pode se tornar muito valioso. Sem contar com o fato de que isto denota a pró-atividade e seriedade com as quais o estudante portou-se diante dos desafios durante sua formação.

E é claro que o Curriculum Vitae do aluno deve conter indicação para seu conteúdo disponível na web. Outra providência de extrema importância é aproveitar-se da visibilidade na Internet para incrementar tanto quanto possível sua rede de relacionamento. O networking é responsável por grande parte das indicações profissonais e deve ser cultivada regularmente. Construir uma auto-imagem positiva é crucial.

Conclusão

  • Estabeleça, tão cedo quanto possível, um plano para sua carreira
  • Faça com que suas anotações de aula e resumo de livros demonstrem sua competência
  • Use os trabalhos escolares para delinear uma linha de pesquisa e interesse
  • Divulgue sua produção acadêmica como forma de marketing pessoal.

Fonte: http://blog.cidandrade.pro.br/carreira/trabalhos-academicos-como-marketing-pessoal-online/

Anúncios

Um comentário sobre “Trabalhos acadêmicos: como usá-los em seu Marketing Pessoal online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s