Segurança

Treinando macacos, educando pessoas

Prezados, o blog andou meio despresados esses dias por conta de um trabalho final de curso que estou fazendo e assim na vida da gente quando há prioridades, temos que respeitar… Aproveitando, deixou um artigo com um trabalho para baixar do site modulo.com.br bem interessante. Leia o artigo e baixe o trabalho. Vale a pena a leitura:

Treinando macacos, educando pessoas

Roberto Cunha | 14 Fev 2007

Instituição: Fundação Getúlio Vargas
MBA em Gerência de Telecomunicações
Orientador: André Valle

O uso intensivo de computadores pessoais como instrumento de trabalho causou um aumento significativo da preocupação com a Segurança da Informação. Para atingir níveis confiáveis de segurança, o foco de muitas empresas tem sido investir primariamente em tecnologia e processos, esquecendo-se dos recursos humanos que necessariamente trabalharão com estas tecnologias e farão funcionar os processos.

O aumento exponencial da quantidade de conhecimento a ser apreendido, com a contrapartida do aumento exponencial da ignorância, o crescimento da infra-estrutura e da complexidade das redes de comunicação e do número de usuários aumenta a importância do fator humano como elemento vulnerável dentro da cadeia de recursos que forma a Segurança da Informação. Mais pessoas, com menos tempo, têm de entrar em contato com equipamentos e programas que funcionam sobre tecnologias que elas mal conhecem, sujeitas a ataques e ameaças que crescem não somente em número mas também em suas diferentes formas de apresentação.

https://i2.wp.com/campodetrigocomcorvos.zip.net/images/macaco.jpg

Neste contexto as tecnologias e os processos são insuficientes para garantir a Segurança da Informação. E mais: o simples treinamento dos recursos humanos também se mostra ineficaz, frente à contínua desatualização dos conhecimentos ministrados. É necessário educar as pessoas, indo muito além de simplesmente treiná-las.

Leia o texto na íntegra em pdf.

Fonte:http://www.modulo.com.br/site?from_info_index=1&infoid=776&lng=br&sid=96&tpl=view_tpl01.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s