Sem categoria

Técnicas de Estudo – Técnica do chute em concursos públicos

Veja só que essas dicas são para situações em que você nao tem outra alternativa a não ser… CHUTAR!!!

Quem nunca ouviu falar do "chute"? Creio que todos algum dia já usaram esta técnica em alguma situação.
Muitas vezes a forma como as questões dos concursos são elaboradas dificultam que encontremos a resposta correta, mesmo quando estamos bem preparados. Há diversos tipos de provas, as mais utilizadas sao as de múltiplas alternativas (de A a E) e Certo e Errado (uma errada anula uma correta), que é o tipo mais utilizado pela Cespe.
No primeiro caso, a chance de acertar é de 20% e no segundo caso 50%. É possível aumentar ainda mais a probabilidade de acerto, utilizando a técnica do “chute consciente”. Pode ser chamada também de chute técnico ou simplesmente “técnica do chute”.
Não estou falando aqui da técnica de simplesmente jogar a moeda e ver se sai cara ou coroa, mas sim de analisarmos as questões, o que só pode ser feito quando a pessoa está no mínimo razoavelmente preparada.
Muitos criticam esta técnica alegando que só a utiliza quem não estuda e quem não tem inteligência suficiente para passar em um concurso. Eu discordo, pois atualmente com a concorrência acirrada pelas vagas de concursos públicos, as organizadoras procuram dificultar a interpretação das questões, visando eliminar a maioria dos candidatos, cerca de 95% e aprovando somente 5%.

https://i2.wp.com/galeria.colorir.com/images/painted/e3b1ccdd8c403c6feda394572045c0b7.png

O que a técnica do chute propõe é algo bastante lógico e amplamente divulgado por pessoas que obtiveram sucesso em concursos públicos, como Willian Douglas (autor de vários livros, professor de cursos preparatórios e palestrante, além de funcionário público, aprovado em diversos concursos) e também por Paulo Cesar Pereira, conhecido como Sapóia (analista de mercado e também aprovado em diversos concursos).
Quanto a Willian Douglas, ele divulga a técnica em seus livros, como por exemplo no livro "Como passar em concursos públicos"e também em vídeos disponíveis no youtube:














Quanto ao Sapóia, criou uma técnica para chutar nas provas de concurso aumentando em muito as chances de acerto e, consequentemente, de aprovação. Ele disponibiliza uma série de vídeos, casos de sucesso, dicas e apostilas em PDF, as quais podem ser baixadas gratuitamente. Estes materiais estão disponíveis em seus sites:
http://sites.google.com/site/atecnicadochute/
http://sites.google.com/site/chutecespe/
http://sites.google.com/site/enemchute/
Vale muito a pena dar uma olhada, vocês perceberão que a técnica consiste em analisarmos racionalmente as alternativas da questão. Os critérios mais importantes a serem analisados são: as divergências, a estatística, as semelhanças, a eliminação de hipóteses absurdas e a eliminação das respostas generalizadoras.
Todos estes critérios são detalhadamente explicados nos vídeos e apostilas.
Confiram e boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s