Sem categoria

5 DICAS PARA TIRAR O MÁXIMO DAS VÍDEO AULAS.

A educação à distância (EDA) permitiu a democratização dos estudos. Por causa dela muitas pessoas voltar a sonhar com a graduação, continuidade dos estudos ou com a volta aos estudos depois de anos longe das salas de aula. Mães com filhos pequenos, dificuldade de acesso aos centros acadêmicos, economia com tempo e deslocamentos nos trânsitos caóticos são apenas alguns dos problemas que a EDA solucionou.

Ao passo que as pessoas passaram a aderir a este novo método de aprendizagem, começaram também a surgir dúvidas de como tirar o máximo proveito das vídeo aulas. Então preparei algumas dicas especiais que farão você aproveitar melhor o tempo, o investimento e o rendimento nos estudos.

1) Vídeo aula exige foco: Escolha um local e horário onde não seja interrompido. Não dá para assistir a aula de direito civil com aquele professor hiper formal próximo a uma TV passando a trama da novela das 9. É pedir para perder foco.

2) Assista a aula de pé: Vídeo aula não é como os vídeos de humor do Porta dos Fundos, por isso possível que você sinta sono nos primeiros 2 minutos de aula. Conteúdo acadêmico dá sono mesmo, então tire a cadeira de lado e assista o vídeo de pé. Fiz várias experiências para provar esta tese. Ao ficar de pé, imediatamente teu cérebro cortará o sono e você ficará bem mais alerta. E não cansa, eu lhe garanto. Dou seminários de 8 horas de pé e termino numa boa.

3) Dê um STOP no professor: A grande vantagem da vídeo aula é poder controlar o professor. Assim, sempre que ficar com alguma dúvida, pare, volte, reprise, você pode fazer isso quantas vezes for necessário. Não tem como não aprender.

4) Explique e anote: A cada pausa estratégica, faça uma confirmação do conteúdo para estimular a memória. Explique para si mesmo o que estiver aprendendo para estimular seu córtex cerebral a formar novas sinapses e fortalecer a memorização. Escreva uma pequena nota resumindo o que aprendeu, será o equivalente a uma caneta marca texto no conteúdo do vídeo, o que também ajudará na memorização.

5) Revise: Você assistiu a aula, transferiu o que era importante para a memória operacional e fez anotações no papel. O que tinha que extrair do vídeo já extraiu. Agora resta criar uma memória de longo prazo revisando suas anotações. Neste caso crie um plano de revisão (tem ótimas dicas no meu Livro/Box “Não Pergunte se ele Estudou”) e forme memórias permanentes que o ajudarão a lembrar-se de tudo nas provas.

Agora ligue o vídeo e boa aula.

Martony Demes

Fonte:
http://www.renatoalves.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s